02/05/2024 às 15h00min - Atualizada em 02/05/2024 às 15h00min
Alunos da Apae terão CIN com símbolo do autismo
A inclusão do símbolo do autismo na carteira de identidade visa proporcionar uma identificação rápida e eficaz das pessoas com TEA
Imagem ilustrativa de uma carteira de identidade onde há a inclusão do símbolo do autismo. (Foto: Imagem ilustrativa) A Apae Pequeno Guinter em parceria com o Posto de Identificação (PI) de Palma Sola, realizou a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os alunos autistas. O diferencial foi a inclusão do símbolo do autismo na carteira de identidade das crianças.
Palma Sola conta com o PI, ligado ao sistema do Instituto Geral de Perícias (IGP), ele fica localizado junto a Casa da Cidadania.
No dia 24, Anderson Luiz Pauletti, responsável pelo PI do município, se deslocou até a Apae para fazer a confecção do CIN para alguns alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) já que o mês de abril é o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Este movimento foi pensado para que os alunos pudessem estar em um ambiente confortável e conhecido por eles.
A Assistente Social da Apae, Cácia Antoniolli, ressalta que a inclusão do símbolo do autismo no CIN visa proporcionar uma identificação rápida e eficaz das pessoas com TEA. “Vai facilitar a identificação da pessoa com TEA e seus responsáveis, propiciando mais rapidez no atendimento aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. No entanto, é fundamental lembrar que a inclusão vai além dos documentos oficiais”, relata ela.
Ainda segundo Cácia, a jornada pela inclusão é contínua e cada passo dado representa um avanço em direção a uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.
A mãe, Flávia do Nascimento, comenta sobre a ação: “Para famílias atípicas como a minha, a inclusão do símbolo do autismo identidade é uma facilidade a mais, uma maneira rápida e eficaz de comprovar as condições e necessidades do meu filho Guilherme, sem precisar apresentar laudos e outros documentos, garantindo seus direitos como prioridade no atendimento e acesso, especialmente aos serviços públicos das áreas de saúde, educação e assistência social. Com certeza é uma ação que desempenha um papel importante para uma sociedade inclusiva, e nossa Apae trás esse auxílio às nossas crianças”, enfatizou.
A realização da identidade foi feita sem custos, mediante agendamento, pela Apae. “Foi muito bacana essa parceria, Guilherme adorou tirar várias fotos e ver os dedinhos na tela do computador durante o cadastramento biométrico, o profissional que realizou o trabalho foi muito gentil”, completou a mãe, que agradeceu a Apae a aos profissionais envolvidos na emissão da carteira de identidade.