02/05/2024 às 15h00min - Atualizada em 02/05/2024 às 15h00min

Alunos da Apae terão CIN com símbolo do autismo

A inclusão do símbolo do autismo na carteira de identidade visa proporcionar uma identificação rápida e eficaz das pessoas com TEA

Imagem ilustrativa de uma carteira de identidade onde há a inclusão do símbolo do autismo. (Foto: Imagem ilustrativa)
A Apae Pequeno Guinter em parceria com o Posto de Identificação (PI) de Palma Sola, realizou a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os alunos autistas. O diferencial foi a inclusão do símbolo do autismo na carteira de identidade das crianças.
Palma Sola conta com o PI, ligado ao sistema do Instituto Geral de Perícias (IGP), ele fica localizado junto a Casa da Cidadania.
No dia 24, Anderson Luiz Pauletti, responsável pelo PI do município, se deslocou até a Apae para fazer a confecção do CIN para alguns alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) já que o mês de abril é o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Este movimento foi pensado para que os alunos pudessem estar em um ambiente confortável e conhecido por eles.
A Assistente Social da Apae, Cácia Antoniolli, ressalta que a inclusão do símbolo do autismo no CIN visa proporcionar uma identificação rápida e eficaz das pessoas com TEA. “Vai facilitar a identificação da pessoa com TEA e seus responsáveis, propiciando mais rapidez no atendimento aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. No entanto, é fundamental lembrar que a inclusão vai além dos documentos oficiais”, relata ela.
Ainda segundo Cácia, a jornada pela inclusão é contínua e cada passo dado representa um avanço em direção a uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.
A mãe, Flávia do Nascimento, comenta sobre a ação: “Para famílias atípicas como a minha, a inclusão do símbolo do autismo identidade é uma facilidade a mais, uma maneira rápida e eficaz de comprovar as condições e necessidades do meu filho Guilherme, sem precisar apresentar laudos e outros documentos, garantindo seus direitos como prioridade no atendimento e acesso, especialmente aos serviços públicos das áreas de saúde, educação e assistência social. Com certeza é uma ação que desempenha um papel importante para uma sociedade inclusiva, e nossa Apae trás esse auxílio às nossas crianças”, enfatizou.
A realização da identidade foi feita sem custos, mediante agendamento, pela Apae. “Foi muito bacana essa parceria, Guilherme adorou tirar várias fotos e ver os dedinhos na tela do computador durante o cadastramento biométrico, o profissional que realizou o trabalho foi muito gentil”, completou a mãe, que agradeceu a Apae a aos profissionais envolvidos na emissão da carteira de identidade.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90