Projeto cartelinha em Campo Erê
Estudantes da Emílio Garrastazu Médici lideram iniciativa de reciclagem de embalagens de remédios
24/05/2024 16h00 - Atualizado em 24/05/2024 às 16h00
Pontos de coletas estão na escola, no posto de saúde e nas farmácias da cidade. (Foto: Divulgação)
Em maio de 2022, a turma do 9°ano da Escola de Educação Básica Emílio Garrastazu Médici, iniciou no município de Campo Erê, o projeto Cartelinha Solidária. O objetivo do projeto é remover do meio ambiente as embalagens de remédios, uma vez que, mesmo vazias, possam conter resíduos tóxicos que representam uma ameaça significativa para a natureza. Atualmente, em 2024, o projeto segue em andamento com a turma do 2°ano do ensino médio.
As embalagens de remédios são recolhidas na escola e encaminhadas ao Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste para um descarte adequado. O projeto não tem como objetivo gerar lucro, mas sim promover o bem-estar geral do planeta, visto que, as embalagens de medicamentos podem levar entre 400 e 500 anos para se decompor, causando danos ambientais.
Conforme a escola a comunidade aderiu o projeto de uma maneira positiva, foram estabelecidas parcerias com o comércio local, escolas municipais e a Secretaria de Saúde.
Em 2022, foram coletados cerca de 36 quilos de embalagens de cartelinhas de remédio, enquanto em 2023 esse número subiu para mais de 80 quilos. A escola agradece pela colaboração da sociedade campoerense e reitera que o projeto continua em andamento, com pontos de coleta disponíveis na E.E.B Emílio G. Médici, nos postos de saúde e nas farmácias da cidade.