Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
18/06/2024 às 09h00min - Atualizada em 18/06/2024 às 09h00min

Projeto Bombeiros Mirins

Iniciativa do município oferece formação em primeiros socorros e prevenção de riscos para alunos do quarto ano, com aulas ministradas pelos bombeiros diretamente nas escolas.

Jéssica Rebelatto
São José do Cedro
Alunos 4ª série do ensino fundamental recebendo a primeira aula do projeto bombeiros mirins. (Foto: Divulgação)
Dia 5, ocorreu a aula inaugural do projeto Bombeiros Mirins. As primeiras aulas foram realizadas no Centro Municipal de Educação Girassol (CEMEG) e na Escola Santo Isidoro, com o objetivo de oferecer formação básica em primeiros socorros e prevenção de riscos para os alunos do quarto ano das redes estaduais e municipal. O projeto foi idealizado pelo sargento Neudir, comandante do Corpo de Bombeiros local, e rapidamente adotado pela administração municipal.
Composto por seis encontros, o programa ocorre durante o turno escolar e inclui aulas sobre a construção de valores, a importância dos serviços de emergência, prevenção de acidentes, primeiros socorros e segurança contra incêndios. As aulas serão ministradas pelos bombeiros nas próprias escolas, com a última aula sendo realizada no quartel, onde os alunos conhecerão as viaturas e o funcionamento do Corpo de Bombeiros.
Inicialmente, sete turmas de São José do Cedro estão envolvidas no projeto. Há planos de expansão para os municípios de Princesa e Guarujá do Sul, visando ampliar o alcance e os benefícios do programa. Além das escolas CEMEG e Santo de Isidoro, o projeto será expandido para todas as escolas que possuem turma dos quartos anos, incluindo o SEBEM São Cristóvão, Osní Medeiros Régis, a escola municipal Novo Sarandi e a escola Serafim Bertaso. Os bombeiros são responsáveis por ensinar primeiros socorros, identificar situações de emergência e orientar sobre a prevenção de acidentes domésticos, entre outros temas. Essas aulas serão integradas ao currículo escolar, garantindo que as crianças recebam uma formação completa e prática em segurança.
Após a conclusão do projeto em São José do Cedro, ele será implementado nos municípios de Guarujá do Sul e Princesa, seguindo o mesmo cronograma e metodologia. Ao final dos encontros, será realizada uma cerimônia de formatura, onde os alunos receberão certificados de conclusão.
Após a primeira semana de aulas, o feedback tem sido extremamente positivo. Pais, professores e diretores relataram que os alunos estão entusiasmados com as atividades e conteúdos.
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90