02/07/2024 às 11h00min - Atualizada em 02/07/2024 às 11h00min
Proerd forma mais de 120 alunos em Palma Sola
Participaram da formatura as escolas Fada Madrinha, Núcleo de Ensino Fundamental Libório Romildo Kuhn e Castro Alves, formando mais de 120 alunos
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Mais de 120 alunos formantes das escolas Fada Madrinha, Núcleo de Ensino Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn e Castro Alves. (Foto: Divulgação) Na noite de terça-feira, dia 25, o Centro de Eventos Jacob Zandoná de Palma Sola, sediou a cerimônia de conclusão do Programa Educacional de Resistência as Drogas e as Violências (Proerd). O evento contou com a participação de autoridades locais, como o prefeito Cleomar Mantelli, o vice-prefeito Marcio Sansigolo e o tenente Alonso, que representou o 36º Batalhão de Polícia Militar de Dionisio Cerqueira.
A cerimônia, marcada por momentos de descontração, emoção e alegria, destacou os esforços comunitários na prevenção de uso de drogas e a violência entre os jovens. Os alunos participaram de atividades dinâmicas conduzidas pelos instrutores, que promoveram interação e entretenimento. O ponto alto da noite foi o juramento solene feito pelos alunos aos seus pais, professores e à comunidade, comprometendo-se longe das drogas e da violência, refletindo o cerne do Proerd.
Durante o evento, alunos premiados por suas redações sobre o programa foram destacados, demonstrando compreensão e compromisso com os valores transmitidos pelo Proerd. Cada aluno recebeu como lembrança um Leão de Pelúcia, símbolo do programa, levando para casa um lembrete de compromisso assumido.
A cerimonia foi um sucesso, reforçando a importância da educação preventiva e do engajamento comunitário na construção de um futuro mais seguro para todos. Os instrutores João Carlos Pagnoncelli e Andrei Dalpiaz lideraram a formação de mais de 120 alunos formandos das escolas Fada Madrinha, Núcleo de Ensino Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn e Castro Alves.
Valentin de Primo Berti, aluno do 5º Ano Matutino - Turma 3, da professora Raquel Czermanski, compartilhou seu depoimento sobre o impacto do programa: "O Proerd é um programa contra as drogas que nos ensina a definir, analisar, atuar e avaliar cada situação do dia a dia. Também nos ensina a não fazer bullying, a não usar drogas e a dizer não! Meu instrutor do Proerd foi João Carlos Pagnoncelli. No Proerd, aprendi que tenho que respeitar todo mundo, não importa quem seja. Aprendemos a escolher uma vida saudável e segura, a não ingerir bebidas alcoólicas e a fazer boas escolhas. Aprendemos a ter empatia, tratar bem as pessoas da forma que queremos ser tratados. Respeito e educação são princípios fundamentais para um bom convívio em sociedade. As escolhas que fizermos agora, enquanto crianças, refletirão em nosso futuro. Aprendemos que nossos atos e ações trazem consequências não só para nós, mas também para nossa família e para as pessoas com as quais convivemos. Sempre devemos agir com responsabilidade!".