10/07/2024 às 10h00min - Atualizada em 10/07/2024 às 10h00min
Reflexão sobre as pautas da educação
Encontro aborda plano nacional de educação, gestão democrática, desafios do ensino e a importância da integração entre áreas para a melhoria da educação municipal
Equipe de diretores da Rede Municipal de Educação de Palma Sola discute proposta e projetos de melhoria durante reunião. (Foto: Divulgação)
Na quarta-feira, dia 3, a equipe de diretores da Rede Municipal de Educação de Palma Sola se reuniu para discutir propostas e projetos visando a melhoria da educação municipal. Entre os principais temas abordados estavam: - O Projeto de Lei Federal 2614/24 apresentado ao Congresso Nacional que trata do Plano Nacional de Educação (PNE) e o que a sociedade e a comunidade escolar podem esperar da Educação Pública no decênio 2025/2034; - A porcentagem de 5,1% do PIB aplicados em Educação no Estado de Santa Catarina e no município de Palma Sola no ano de 2023/2024; - A Gestão democrática nas Escolas Municipais é uma realidade; - A Liberdade de Cátedra do professor e a liberdade de expressão dos indivíduos; - O respeito aos profissionais da Educação que diuturnamente trabalham com alunos da Educação Básica. - As dificuldades na aprendizagem das crianças devido ao uso excessivo de celular, - A falta de rotina nas famílias para estabelecer horários para a criança estudar e fazer pequenas tarefas; - A falta de professores, a formação na área e compromisso para ingressarem na carreira do magistério; - As EADs no formato atual e os novos professores que não atendem as necessidades dos alunos; - A Educação de Adultos e o desafio de formar turmas no município; - O Currículo e a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC; - O Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os desafios atuais; - Os desafios do ensino da Língua Portuguesa e a Educação Matemática nos anos iniciais; - Os desafios da educação ambiental na Educação Básica; - Os desafios de cumprir com a Lei do FUNDEB, no artigo 14º A secretária de Educação Rosalina de Lara Vargas, destacou: “Muitos desafios foram elencados nesta manhã de estudos. A equipe pondera que os desafios são do Brasil, do Estado e dos municípios. Os problemas de área de educação não são isolados das áreas de saúde, assistência social, agricultura, meio ambiente e demais áreas. Somos uma rede que precisa conversar entre si, pois os problemas são interligados e as soluções também devem ser assim". Rosalina também salientou que o PNE 2015/2024 cumpriu a maioria de suas metas, objetivos e estratégias no município de Palma Sola, e que o novo PNE 2025/34 traz o desafio de manter o que foi alcançado e avançar nas novas metas. Ela ressaltou que este é um trabalho árduo e diário, que requer muito esforço dos profissionais das escolas, da gestão, da equipe de funcionários das instituições de ensino, das Associações de Pais e Professores (APP), dos conselhos escolares, do FUNDEB, da alimentação escolar, da educação, da comunidade escolar, da sociedade e, em especial, das famílias dos alunos. "Todos os esforços das ações conjuntas devem refletir na melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas e alcançar nossos alunos com a participação ativa de suas famílias", concluiu.