27/08/2024 às 15h00min - Atualizada em 27/08/2024 às 15h00min
Fada Madrinha adota ensino integral
Nova iniciativa oferece oficina de arte, esporte e reforço escolar, promovendo desenvolvimento integral dos alunos
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Alunos do Centro de Educação Municipal Fada Madrinha, participaram de uma oficina culinária onde aprenderam a preparar receitas saudáveis. ASO/Jéssica Rebelatto O Centro de Educação Municipal Fada Madrinha, sob a direção de Analigia Rampanelli, localizada no bairro Palmares, iniciou no dia 1º de abril deste ano um novo projeto de educação em tempo integral voltado para alunos do 1º ao 5º anos e para os formandos. O programa, que acontece quatro dias da semana, oferecendo uma série de atividades extracurriculares durante o contraturno.
Os estudantes chegam à escola às 9h, onde iniciam o dia com um lanche. Em seguida, participam de oficinas que incluem arte, trabalhos manuais, atividades esportivas e reforço escolar. Após o almoço, eles se envolvem em atividades recreativas e realizam a higiene bucal antes do início das aulas regulares às 13h15. As turmas do período vespertino, que encerram as aulas às 11h45, permanecem na escola para o almoço e continuam no período integral até as 15h30.
O projeto é acompanhado por uma equipe pedagógica composta por um professor de educação física e pedagogas, que se revezam entre os turnos da manhã e da tarde. A diretora Analigia, destaca a presença constante durante todo o período de atividades para garantir o suporte integral aos alunos.
Apesar das limitações de espaço físico, a diretora celebra os avanços observados nos alunos desde o início do programa, como a melhora na coordenação motora, no desempenho escolar, na concentração e nas habilidades físicas. Recentemente, os alunos participaram de uma oficina culinária onde aprenderam a preparar receitas saudáveis, como brigadeiro de banana, que foram distribuídos para a escola e inspiraram algumas famílias a replicar as receitas em casa.
Analigia afirma que o projeto de educação em tempo integral tem sido amplamente aceito e apreciado pelos alunos, destacando a regularidade e o entusiasmo com que eles participam das atividades.
"Eles estão gostando, não faltam às atividades, e estamos vendo a sala sempre cheia", conclui a diretora.
O sucesso da iniciativa ressalta a importância de projetos educacionais que vão além do currículo tradicional, proporcionando um desenvolvimento mais amplo e significativo para as crianças. A secretária de Educação, Rosa Vargas, complementa:
“A tendência é que todas as escolas no Brasil, especialmente as públicas, adotem o modelo de educação integral para melhorar a aprendizagem. Isso já é lei há alguns anos e está se concretizando. Em contrapartida, recebemos recursos adicionais para incentivar a implementação do programa, com apoio do Fundeb para o pagamento de professores e monitores”, finaliza.