03/09/2024 às 13h45min - Atualizada em 03/09/2024 às 13h45min

Palma Sola sediou a 12ª edição da Feira de Ciências

Evento reuniu 30 projetos de alunos de seis municípios, destacando inovações científicas nas categorias de educação profissional, ensino médio e ensino fundamental

Jéssica Rebelatto
Palma Sola
A feira atraiu visitantes de diversas localidades, incluindo escolas de outros municípios como Anchieta, que vieram acompanhar nosso evento e expor seus trabalhos
A Escola de Educação Básica Claudino Crestani, em Palma Sola, foi escolhida para sediar a 12ª edição da Feira Regional de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional. A coordenadora regional do evento, Fabieli Lange Grabin, destacou a importância da feira, que reúne projetos de estudantes de 18 escolas, distribuídas entre os municípios de Palma Sola, Princesa, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Anchieta e São José do Cedro.
A feira percorre as cidades da coordenadoria, buscando fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas entre os alunos. “Neste ano, a temática é “Explorando Fronteiras: Ciência Além dos Limites”, onde cada escola traz seus representantes nas categorias de ensino fundamental e ensino médio e educação profissional, conforme sua oferta” explicou Fabieli.
Nesta edição, 30 trabalhos foram apresentados, sendo: 15 na categoria de ensino fundamental, 10 no ensino médio e 5 na educação profissional. Ao final do evento o primeiro colocado de cada categoria que foi selecionado irá representar a coordenadoria regional na etapa estadual, prevista para outubro em Florianópolis.
Ilce Picolli, uma das avaliadoras do curso técnico profissionalizante, ressaltou a qualidade dos projetos apresentados. “Os trabalhos foram muito bem-feitos e explicados. A força de vontade dos alunos na apresentação e montagem dos projetos é surpreendente. Foi difícil escolher os vencedores, pois todos os trabalhos são de alto nível”, afirmou. 
O evento também contou com a participação ativa de alunos, que se destacaram pela inovação e criatividade em suas pesquisas. Matheus da Silva, por exemplo, apresentou o projeto “Ecofilter”, que visa reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. “Criamos um filtro que extrai poluentes da fumaça liberadas no ar, tornando-as menos agressivas para o meio ambiente”, explicou Matheus. 
Já os alunos Yasmin e Eduardo, apresentaram o projeto “Smart Garden” uma solução inteligente para a irrigação e o cultivo de hortas escolares. “Nosso projeto utiliza tecnologias emergentes e energia renovável para resolver problemas reais na nossa escola, com a irrigação manual e a falta de iluminação adequada”, detalhou Eduardo. 
A feira atraiu visitantes de diversas localidades, incluindo escolas de outros municípios como Anchieta, que vieram acompanhar nosso evento. A presença da comunidade escolar e dos pais dos alunos foi um dos destaques, contribuindo para o sucesso da edição. “O nível dos trabalhos está muito bom, e a preparação dos estudantes prova que eles se dedicaram e se aprofundaram nos temas abordados”, conclui Fabieli.  
Com grande movimentação e uma recepção calorosa por parte da Escola Claudino Crestani, a 12ª Feira Regional de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional se consolida como um evento essencial para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico entre os jovens da região.
Confira abaixo quais foram as escolas que se classificaram na fase regional de cada categoria: 
Educação Profissional
1º Lugar- A escola EEB Claudino Crestani de Palma Sola, com o projeto “Contabiliza.ai” desenvolvidos pelos alunos Gabriel Sirotenco Bianqueto e Allan Calegari, juntamente com o professor orientador Jeferson Amaral 
2º Lugar- A escola EEB Cedrense de São José do Cedro, com o projeto “Sistema de irrigação automático” desenvolvida pelos alunos Marcos Carteri e Juan Gonsalves Barbosa, juntamente com a professora orientadora Viviane Regina Reidi Bosing. 
3º Lugar- A escola EEB Dr. Theodureto C. de F. Souto de Dionísio Cerqueira, com o projeto “APP e-Dengue SC” desenvolvido pelas alunas Anna Laura Garbin e Maristela Correa da Silva, juntamente com o professor orientador Laercio Rauber. 
 
Ensino Médio
1º Lugar – A escola EEB Dr. Theodureto C. de F. Souto de Dionísio Cerqueira, com o projeto “Absorve: Soluções para a urbanização responsável”, desenvolvidas pelas alunas Maíra Rostirolla e Roberta Picinini do Nascimento, juntamente com a professora orientadora Ivonete Ines Lazarin Bello. 
2º Lugar – A escola EEB Cedrense de São José do Cedro, com o projeto “Rain Tech” desenvolvida pelos alunos Paulo Roberto Wolfart Junior e Ricardo Luft Kalb, juntamente com a professora orientadora Marli Salete Uiliana Gattermann. 
3º Lugar – A escola EEB Serafim Bertaso de São José do Cedro, com o projeto “Paver Ecológico do Futuro-Isopet” desenvolvido pelas alunas Maikely de Ré e Gabrieli da Rosa, juntamente com a professora orientadora Raquelly Taube. 
 
Ensino Fundamental 
1º Lugar – A escola EEB Governador Irineu Bornhausen de Dionísio Cerqueira, com o projeto “Smart Garden”, desenvolvidos pelos alunos Eduardo Augusto Dutra e Yasmin Fernanda Inagaki Ormeleze, juntamente com a professora orientadora Marlei Tecchio Gonsalves.
2º Lugar – A escola EEB Serafim Bertaso de São José do Cedro, com o projeto “Bioplástico: uma alternativa sustentável” desenvolvidos pelas alunas Bruna Eduarda Birck e Laura Pereira da Costa, juntamente com a professora orientadora Solange de Fátima Cembrani Triches. 
3º Lugar –A escola EEF Dalilo Quintino Pereira de Dionísio Cerqueira, com o projeto “Ecobarreiaras”, desenvolvidos pelos alunos Gustavo da Silva Maier e Fernanda Valentina Maier, juntamente com a professora orientadora Gisele Najar Porto
Os colocados para a próxima fase estadual vão apenas ao 1º lugar de cada categoria, sendo eles a escola EEB Claudino Crestani de Palma Sola na categoria Educação Profissional, EEB Dr. Theodureto C. de F. Souto de Dionísio Cerqueira na categoria ensino médio, e a escola EEB Governador Irineu Bornhausen de Dionísio Cerqueira na categoria ensino fundamental. 
 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90