A feira atraiu visitantes de diversas localidades, incluindo escolas de outros municípios como Anchieta, que vieram acompanhar nosso evento e expor seus trabalhos A Escola de Educação Básica Claudino Crestani, em Palma Sola, foi escolhida para sediar a 12ª edição da Feira Regional de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional. A coordenadora regional do evento, Fabieli Lange Grabin, destacou a importância da feira, que reúne projetos de estudantes de 18 escolas, distribuídas entre os municípios de Palma Sola, Princesa, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Anchieta e São José do Cedro.
A feira percorre as cidades da coordenadoria, buscando fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas entre os alunos.
“Neste ano, a temática é “Explorando Fronteiras: Ciência Além dos Limites”, onde cada escola traz seus representantes nas categorias de ensino fundamental e ensino médio e educação profissional, conforme sua oferta” explicou Fabieli.
Nesta edição, 30 trabalhos foram apresentados, sendo: 15 na categoria de ensino fundamental, 10 no ensino médio e 5 na educação profissional. Ao final do evento o primeiro colocado de cada categoria que foi selecionado irá representar a coordenadoria regional na etapa estadual, prevista para outubro em Florianópolis.
Ilce Picolli, uma das avaliadoras do curso técnico profissionalizante, ressaltou a qualidade dos projetos apresentados.
“Os trabalhos foram muito bem-feitos e explicados. A força de vontade dos alunos na apresentação e montagem dos projetos é surpreendente. Foi difícil escolher os vencedores, pois todos os trabalhos são de alto nível”, afirmou.
O evento também contou com a participação ativa de alunos, que se destacaram pela inovação e criatividade em suas pesquisas. Matheus da Silva, por exemplo, apresentou o projeto “Ecofilter”, que visa reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
“Criamos um filtro que extrai poluentes da fumaça liberadas no ar, tornando-as menos agressivas para o meio ambiente”, explicou Matheus.
Já os alunos Yasmin e Eduardo, apresentaram o projeto “Smart Garden” uma solução inteligente para a irrigação e o cultivo de hortas escolares.
“Nosso projeto utiliza tecnologias emergentes e energia renovável para resolver problemas reais na nossa escola, com a irrigação manual e a falta de iluminação adequada”, detalhou Eduardo.
A feira atraiu visitantes de diversas localidades, incluindo escolas de outros municípios como Anchieta, que vieram acompanhar nosso evento. A presença da comunidade escolar e dos pais dos alunos foi um dos destaques, contribuindo para o sucesso da edição.
“O nível dos trabalhos está muito bom, e a preparação dos estudantes prova que eles se dedicaram e se aprofundaram nos temas abordados”, conclui Fabieli.
Com grande movimentação e uma recepção calorosa por parte da Escola Claudino Crestani, a 12ª Feira Regional de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional se consolida como um evento essencial para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico entre os jovens da região.
Confira abaixo quais foram as escolas que se classificaram na fase regional de cada categoria:
Educação Profissional
1º Lugar- A escola EEB Claudino Crestani de Palma Sola, com o projeto “Contabiliza.ai” desenvolvidos pelos alunos Gabriel Sirotenco Bianqueto e Allan Calegari, juntamente com o professor orientador Jeferson Amaral
2º Lugar- A escola EEB Cedrense de São José do Cedro, com o projeto “Sistema de irrigação automático” desenvolvida pelos alunos Marcos Carteri e Juan Gonsalves Barbosa, juntamente com a professora orientadora Viviane Regina Reidi Bosing.
3º Lugar- A escola EEB Dr. Theodureto C. de F. Souto de Dionísio Cerqueira, com o projeto “APP e-Dengue SC” desenvolvido pelas alunas Anna Laura Garbin e Maristela Correa da Silva, juntamente com o professor orientador Laercio Rauber.
Ensino Médio
1º Lugar – A escola EEB Dr. Theodureto C. de F. Souto de Dionísio Cerqueira, com o projeto “Absorve: Soluções para a urbanização responsável”, desenvolvidas pelas alunas Maíra Rostirolla e Roberta Picinini do Nascimento, juntamente com a professora orientadora Ivonete Ines Lazarin Bello.
2º Lugar – A escola EEB Cedrense de São José do Cedro, com o projeto “Rain Tech” desenvolvida pelos alunos Paulo Roberto Wolfart Junior e Ricardo Luft Kalb, juntamente com a professora orientadora Marli Salete Uiliana Gattermann.
3º Lugar – A escola EEB Serafim Bertaso de São José do Cedro, com o projeto “Paver Ecológico do Futuro-Isopet” desenvolvido pelas alunas Maikely de Ré e Gabrieli da Rosa, juntamente com a professora orientadora Raquelly Taube.
Ensino Fundamental
1º Lugar – A escola EEB Governador Irineu Bornhausen de Dionísio Cerqueira, com o projeto “Smart Garden”, desenvolvidos pelos alunos Eduardo Augusto Dutra e Yasmin Fernanda Inagaki Ormeleze, juntamente com a professora orientadora Marlei Tecchio Gonsalves.
2º Lugar – A escola EEB Serafim Bertaso de São José do Cedro, com o projeto “Bioplástico: uma alternativa sustentável” desenvolvidos pelas alunas Bruna Eduarda Birck e Laura Pereira da Costa, juntamente com a professora orientadora Solange de Fátima Cembrani Triches.
3º Lugar –A escola EEF Dalilo Quintino Pereira de Dionísio Cerqueira, com o projeto “Ecobarreiaras”, desenvolvidos pelos alunos Gustavo da Silva Maier e Fernanda Valentina Maier, juntamente com a professora orientadora Gisele Najar Porto
Os colocados para a próxima fase estadual vão apenas ao 1º lugar de cada categoria, sendo eles a escola EEB Claudino Crestani de Palma Sola na categoria Educação Profissional, EEB Dr. Theodureto C. de F. Souto de Dionísio Cerqueira na categoria ensino médio, e a escola EEB Governador Irineu Bornhausen de Dionísio Cerqueira na categoria ensino fundamental.