10/09/2024 às 15h00min - Atualizada em 10/09/2024 às 15h00min
Claudino conclui entrega dos armários
A diretora destaca que a iniciativa iniciou há alguns anos, quando foram instalados os primeiros armários
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Alunos dos sextos anos recebendo a chave de seus armários escolares. Na última sexta-feira, 30 de agosto, a Escola de Educação Básica Claudino Crestani concluiu a entrega de 495 armários para os alunos, finalizando a distribuição entre todas as turmas que necessitavam do equipamento. Segundo a diretora Leomara Pedó, essa iniciativa é uma resposta a uma demanda antiga das famílias. "O que nos motivou a fornecer os armários para todos os alunos foi um pedido que há tempos era feito pelas famílias, pensando principalmente na saúde e no bem-estar dos nossos estudantes, que carregam uma quantidade grande de peso nas mochilas", explicou.
A distribuição começou pelos sextos anos e pelas primeiras séries do ensino médio, como detalhou a diretora. "Optamos por iniciar com os sextos anos, que estão no início dos anos finais do ensino fundamental, e com as primeiras séries do ensino médio, utilizando um recurso recebido para o novo ensino médio", destacou.
Com um investimento total de R$ 79.695, equivalente a R$ 161 por armário, a implementação do projeto demandou anos de planejamento e o esforço coletivo da comunidade escolar. "Foi um trabalho árduo, que envolveu toda a comunidade, a Associação de Pais e Professores (APP), o Conselho Deliberativo e as verbas recebidas. A escolha dos modelos e da empresa foi feita cuidadosamente, levando em conta o melhor preço e a adequação ao ambiente escolar", explicou Leomara.
O projeto tem como objetivo, além de diminuir o peso das mochilas, promover a organização dos materiais escolares. "Queremos que os alunos usem os armários de forma responsável. Eles recebem orientações sobre como utilizá-los adequadamente, retirando apenas o material necessário para o dia a dia e zelando pelo armário que agora faz parte do cotidiano escolar", explicou.