30/09/2024 às 15h00min - Atualizada em 30/09/2024 às 15h00min
Escola realiza rodas de conversa sobre redes sociais e comportamento
A assessora de direção, Francieli Holz destaca que muitos dos conflitos entre alunos, têm origem em discussões online
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
A assessora de direção Francieli Holz destaca a importância das intervenções pedagógicas para melhorar a convivência e o aprendizado na escola. Na terça-feira, dia 17, os alunos da Escola de Educação Básica Claudino Crestani realizaram atividades especiais com foco no comportamento e respeito entre os alunos, principalmente no ambiente virtual. A iniciativa é fruto de uma parceria com a psicóloga Sidiane Disner, ex-aluna da instituição, que atualmente se dedica ao atendimento psicológico.
O projeto faz parte das ações planejadas pela equipe pedagógica durante a semana de planejamento, realizada em julho. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a aprendizagem e trabalhar questões comportamentais que interferem no ambiente escolar”, explicou Francieli Holz assessora de direção. Segundo ela, a decisão de abortar temas como o comportamento, respeito e namoro nas redes sociais surgiu da observação de que muitos conflitos entre os alunos têm origem em discussões online, que acabam sendo trazidas para dentro da escola.
A atividade foi voltada inicialmente para duas turmas, uma do 8º ano e outra do 7º ano, selecionadas pelos professores que identificaram a necessidade de intervenção. Em outro momento, outras duas turmas vão participar da mesma dinâmica, sempre com o objetivo de promover um diálogo aberto e reflexivo. “Vamos realizar uma roda de conversa, buscando criar um ambiente dinâmico, onde os alunos possam se envolver e refletir sobre suas atitudes”, comentou Francieli.
A assessora também destacou a importância de conscientizar os alunos sobre as responsabilidades no uso das redes sociais. “Queremos que eles entendam que, mesmo sendo crianças ou adolescentes, suas ações têm consequências que os pais, em muitos casos, são os responsáveis legais”, acrescentou. A atividade integra o plano de intervenções pedagógicas da escola, que visa não só melhorar o comportamento dos alunos, mas também otimizar o aprendizado em sala de aula.
O projeto conta com a colaboração voluntária da Sidiane, e outras ações semelhantes estão previstas para o próximo trimestre, envolvendo profissionais de diversas áreas. “Estamos sempre buscando novas estratégias e metodologias para cativar e melhorar o aprendizado dos nossos alunos”, finalizou Francieli.