05/10/2024 às 09h00min - Atualizada em 05/10/2024 às 09h00min
Eleições 2024
Coluna de opinião do jornal impresso
Igor Vissotto
Na minha cidade, em Palma Sola, ganhe quem ganhar, torço para que tenhamos uma cidade mais bonita. Torço para que tenhamos mais árvores nas vias públicas, para que tenhamos mais áreas de lazer para caminhar com nossos filhos.
Torço para que o vencedor não se prenda ao velho revanchismo da política. Torço para que o vencedor escolha seu secretariado a partir de aspectos técnicos e políticos, nesta ordem. Torço para que a equipe do vencedor esteja realmente comprometida em gerar emprego e renda.
Torço para que os eleitos tenham o vigor necessário para buscar recursos e emendas parlamentares em Florianópolis e Brasília.
Torço para que os eleitos, ao longo dos 4 anos, façam mais amigos que inimigos.
Democracia Para o bem ou para o mal as eleições são curtas; particularmente gosto disto. A primeira vista – eleições curtas – privilegiam quem está no Poder, no entanto majoritariamente o eleitorado é induzido a escolher a partir do histórico do candidato. É importante olhar para o passado do candidato, relembrar qual foi a atuação do candidato na comunidade, quando ele realmente trabalhou e se doou pelo outro.
Sobre promessas e compromissos de campanha, isto têm relevância, mas lembro daquele velho ditado: ‘o papel aceita tudo’. É claro que há políticos preocupados em manter a sua palavra, pessoas comprometidas com a verdade, com a moral e a ética.
Acaloramentos Em maior ou menor grau tivemos acaloramentos políticos nos seis municípios de circulação da versão impressa do Sentinela: Palma Sola, Flor da Serra do Sul, Anchieta, Campo Erê, Guarujá do Sul e São José do Cedro. Até o fechamento desta edição, terça-feira, 10h30, não fiquei sabendo de nada excepcional.
Jorginho Mello Na noite do último domingo, dia 29, em razão de um evento político acabei jantando junto com o governador Jorginho Mello em São José do Cedro. O governador está licenciado, sem remuneração ou ônus ao Estado. Em conversa com ele fica evidente o seu empenho em eleger o maior número de prefeitos e vice-prefeitos do PL no estado de Santa Catarina.
“Inicialmente eu imaginava que tínhamos condições de eleger prefeito e vice-prefeito em 70 cidades de Santa Catarina, os números estão bons e temos condições reais de chegar e até passar de 100 municípios” me afirmou Jorginho. Jorginho jantou na cidade de São José do Cedro, ao lado dos candidatos do PL Chico Dalmagro e Manoela Cozer, ambos do PL, e também junto com os candidatos de Guarujá do Sul Eliane Fanton e Celso Taube, PL e MDB, respectivamente.