17/10/2024 às 16h00min - Atualizada em 17/10/2024 às 16h00min

Jogos Olímpicos na APAE

Iniciativa envolveu os alunos adultos em atividades esportivas e pedagógicas, valorizando a adversidade e o protagonismo de pessoas com deficiência

Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Alunos participam de atividades paraolímpicas no ginásio da escola promovendo inclusão e respeito à diversidade
Inspirado pelos Jogos Paraolímpicos, um projeto desenvolvido pelos professores da APAE Pequeno Guinter de Palma Sola, está proporcionando aos alunos uma experiência única e inclusiva. A iniciativa, que teve início no mês de setembro, após o fim das Paraolimpíadas, busca integrar os alunos adultos em atividades esportivas e pedagógicas, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade.
O projeto acontece em dois encontros semanais, às segundas e quartas-feiras. Nas segundas, os alunos assistem a competições paraolímpicas, principalmente de brasileiros, e, após um diálogo sobre as regras e modalidades, praticam os esportes no ginásio da escola. Já nas quartas, as atividades são realizadas no estádio, onde os alunos participam de diversas modalidades, como corrida, arremesso e até futebol, sempre intercaladas com momentos de convivência, como piqueniques. 
A coordenadora do projeto Raquel Baroni destacou que a ideia surgiu do entusiasmo dos alunos ao assistirem as Olimpíadas e Paraolimpíadas. “Quando a gente reunia os alunos para assistir percebíamos a alegria deles em torcer juntos, o que nos inspirou a criar essa iniciativa”, explicou. “Apesar de termos um público menor, o projeto superou as expectativas, com grande engajamento dos participantes”.
Entre as modalidades favorecidas dos alunos, destacam-se o vôlei, muito praticado no ginásio, e as corridas, que são preferidas nas atividades ao ar livre no estádio.
O projeto contou com a participação de todos os professores da APAE, que integraram as atividades paraolímpicas nas suas disciplinas. A professora de informática, por exemplo, trabalhou com os alunos a criação de recursos digitais relacionados aos jogos, enquanto a professora de artes ajudou na confecção das mascotes e medalhas que serão entregues na última etapa do projeto, marcado para o dia 20 de setembro. Neste dia, haverá uma mini competição e a premiação final.
Além de promover a prática esportiva, o projeto tem um forte foco pedagógico. O objetivo geral é utilizar os Jogos Paralímpicos para promover a inclusão e o respeito à diversidade, com ênfase no protagonismo das pessoas com deficiência. Entre os objetivos específicos, estão a compreensão histórica dos Jogos Paralímpicos, o conhecimento das diferentes modalidades e o desenvolvimento de habilidades motora, sociais e cognitivas.
O público-alvo são alunos adultos da APAE, exceto aqueles em programas específicos de estimulação e atendimento educacional especializado, cujo processo de aprendizagem é mais focado no cognitivo.
O sucesso do projeto reforça a importância de iniciativas educacionais que valorizam a diversidade e promovem a inclusão de todos, utilizando o esporte como ferramenta de aprendizado e integração social. 
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