19/10/2024 às 11h00min - Atualizada em 19/10/2024 às 11h00min
Catharina Seger realiza chá literário
O evento realizado pela escola reúne estudantes em torno de discussões sobre a leitura, promovendo o hábito da leitura, a criatividade e a expressão crítica
Jéssica Rebelatto
Palma Sola
Alunos da escola Catharina Seguer compartilham obras literárias, organizados pela professora Laídes Cecília Henkes Mantelli. A Escola de Educação Básica Catharina Seger realizou mais uma edição do seu tradicional Chá Literário, um evento que tem como principal objetivo estimular o hábito da leitura entre os alunos. A iniciativa, organizada pela professora Laídes Cecília Henkes Mantelli, surgiu a partir de discussões sobre obras literárias e autores.
"A ideia surgiu quando percebemos que muitos alunos demonstravam interesse em trocar experiências sobre leituras que haviam feito. Foi então que surgiu a proposta: por que não marcamos um dia para compartilhar essas obras?", explicou Laídes.
O Chá Literário busca incentivar o hábito da leitura, considerado fundamental para o desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento. Segundo a professora, a prática da leitura promove uma série de benefícios, como o aprimoramento da concentração, da memória e do raciocínio, além de ampliar o vocabulário e estimular a criatividade dos estudantes.
"A leitura auxilia na interpretação do mundo e proporciona momentos de reflexão, o que é essencial para a formação crítica dos alunos", destacou.
Os estudantes têm liberdade total para escolher o autor e a obra que desejam compartilhar no evento. Desde o início do ano letivo, a escola promove aulas semanais de leitura, incentivando o acesso à biblioteca e sugerindo obras. Além disso, os alunos organizam uma agenda trimestral de leitura, na qual registram as obras lidas, suas principais ideias e observações, preparando-se para o momento de socialização durante o Chá Literário.
A participação dos estudantes tem surpreendido positivamente a cada nova edição.
"Todos os anos somos surpreendidos por novos leitores e pelo entusiasmo dos alunos. Ver aqueles que antes pouco interagiam começando a se engajar e a compartilhar suas percepções é muito gratificante", comentou Laídes. A equipe pedagógica da escola também se envolve ativamente na organização do evento, que, além da troca de experiências literárias, é finalizado com uma confraternização envolvendo chá, café, doces e salgados.
No entanto, organizar o Chá Literário traz alguns desafios. Segundo a professora, o maior deles é incentivar os alunos a diversificarem suas leituras e a se expressarem oralmente sobre as obras.
"Nem sempre é fácil para os alunos socializarem suas percepções e sentimentos em relação aos livros. Mas, com o tempo, vamos criando o hábito e o prazer pela leitura, e isso faz toda a diferença", afirmou.
O evento também está alinhado com o currículo escolar, pois estimula a leitura crítica e a produção textual, fortalecendo o desenvolvimento dos alunos em diversas áreas do conhecimento.
"A leitura vai muito além do texto; ela é uma forma de ampliar horizontes e compreender o mundo", destacou a professora.
Para os próximos anos, a expectativa é de que o Chá Literário continue a crescer, integrando ainda mais atividades como declamação de poemas, apresentações teatrais e cordéis, tornando o evento ainda mais dinâmico.
"Cada edição nos surpreende. Ver a transformação dos alunos e o gosto que eles desenvolvem pela leitura é o que mais me motiva. A expressão pessoal e as recomendações literárias que surgem durante o evento são sempre marcantes", concluiu Laídes.