24/10/2024 às 16h00min - Atualizada em 24/10/2024 às 16h00min
Jovens de Guarujá do Sul são capacitados para o mercado de trabalho
Parceria entre a escola Elza e o SEBRAE e JUCESC prepara 24 alunos para o mercado de trabalho, promovendo capacitações práticas e teóricas através de oficinas
Jéssica Rebelatto
Guarujá do Sul
Alunos do segundo ano participam de oficinas que incentivam o empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. ASO/Ruthe Kezia A Escola Estadual Elza Mancelos de Moura, de Guarujá do Sul, promoveu uma série de oficinas voltadas à capacitação de jovens para o mercado de trabalho. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a instituição, o SEBRAE e a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC). O objetivo do projeto é preparar os alunos para a inserção no mercado, oferecendo não apenas conhecimentos teóricos, mas também habilidades práticas e comportamentais essenciais para o primeiro emprego.
A consultora do SEBRAE, Odilene Ozelame, destacou o planejamento cuidadoso do curso, que foi organizado com dois meses de antecedência. As oficinas abordam temas diversos, como empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, sempre com o foco na integração entre educação e o mundo do trabalho.
Oficinas práticas e impacto na vida dos alunos Entre as atividades desenvolvidas, Odilene mencionou a oficina
“Viagem ao mundo do Empreendedorismo”, que apresentou conceitos sobre empreendedorismo, além do tradicional foco no lucro. Os alunos foram incentivados a explorar ideias inovadoras e avaliar a viabilidade de seus projetos. Outra oficina, chamada
“Laboratório de ideias”, trabalhou com a construção de ideias e a apresentação de um projeto de vida, ressaltando a importância de decisões conscientes e responsabilidades.
Cerca de 24 alunos participaram das atividades com entusiasmo, e a consultora se mostrou impressionada com o desempenho.
“Estou impactada com o comprometimento deles. Acredito que essas oficinas já estão impactando positivamente, pois os alunos estão compartilhando o que aprenderam com suas famílias, e os pais têm dado um retorno muito positivo”, comentou Odilene.
Parceria que transformam a educação O diretor da escola Ademir Arlindo Kuhn, também celebrou o sucesso da parceria.
“Quando recebemos o convite do SEBRAE, vimos uma oportunidade que não poderíamos perder. Conseguimos formar uma turma de 24 alunos, e estamos felizes com os resultados”, afirmou. Ele ressaltou que, além do conhecimento prático e teórico, os alunos terão a vantagem de adicionar essa capacitação em seus conhecimentos, o que pode fazer a diferença na busca pelo primeiro emprego.
A consultora do SEBRAE enfatizou a importância das parcerias entre as escolas e entidades como o SEBRAE e a JUCESC para ampliar as oportunidades dos jovens.
“Esse trabalho começou em 2013, com o foco em educação empreendedora, e já atingiu vários municípios. Nossa meta é alcançar 210 municípios, com turmas de pelo menos 15 alunos”, explicou.
Com o foco no futuro, tanto a escola quanto o SEBRAE esperam manter essa parceria e ampliar o projeto para os próximos anos, beneficiando ainda mais jovens com ferramentas que facilitam a transição para o mercado de trabalho e a vida adulta.
Kauana Nayara Alblecht, estudante do segundo ano, compartilhou sua experiência.
“Foi uma experiência diferente. A gente já faz um curso noturno também, mas achei muito bom eles incentivarem nosso conhecimento sempre. É algo que agrega tanto na nossa carreira quanto no nosso currículo”. Ela ainda destacou a importância do curso para sua futura inserção no mercado de trabalho.
“Com certeza é um diferencial, o conhecimento só ajuda a gente”. Leandro Soares de Lima, também do segundo ano, enfatizou a importância das dinâmicas em grupo e a facilidade de compreensão do conteúdo.
“As dinâmicas que o SEBRAE traz são bem explicativas e não precisam de um vocabulário muito vasto. Também aprendemos várias palavras novas usadas no ramo corporativo”. Ele ainda reforçou que o curso trouxe uma nova visão sobre empreendedorismo, que vai além de apenas ter um negócio.
Eduarda Maziero, outra participante do segundo ano, elogiou o impacto do curso na construção de seu projeto de vida.
“A parte do projeto de vida foi a que eu mais gostei. Vai ajudar bastante no futuro”. Segundo ela, o curso trouxe ensinamentos valiosos para o crescimento pessoal e profissional.
A capacitação, que contou com oficinas como
"Viagem no Mundo do Empreendedorismo" e "Laboratório de Ideias", foi um sucesso, e a parceria entre a escola e o SEBRAE deve continuar nos próximos anos, beneficiando ainda mais jovens.