30/10/2024 às 09h00min - Atualizada em 30/10/2024 às 09h00min
Aperfeiçoando a leitura e escrita das crianças
A Secretaria de Educação de Campo Erê está participando do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que visa aperfeiçoar as habilidades das crianças na leitura e na escrita
Ruthe Kezia
Campo Erê
O 1º encontro ocorreu no CEI Anjo da Guarda e reuniu aproximadamente 35 pessoas, dentre eles professores e estagiários da educação infantil [pré-1 e pré-2] da rede municipal de ensino. Com o objetivo de promover práticas que ampliem as experiências relacionadas à leitura e a escrita na etapa da educação infantil, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Campo Erê, promoveu o 1º encontro do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), iniciativa que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O encontro ocorreu no Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda e reuniu aproximadamente 35 pessoas, dentre eles professores e estagiários da educação infantil [pré-1 e pré-2] da rede municipal de ensino. O 1º LEEI foi conduzido pela formadora municipal Sãmelita Martins Trevisan, pela articuladora municipal Marinês Vuelma Picinini e pela orientadora educacional Fernanda Patricia Schoeninger.
Fernanda, explica que o programa colabora teoricamente e metodologicamente para a formação dos professores, contribuindo com o aperfeiçoamento e desenvolvimento das habilidades das crianças na oralidade, leitura e escrita. No primeiro encontro os professores compartilharam suas expectativas, refletiram sobre suas práticas pedagógicas e participaram das atividades propostas pela equipe formadora.
Além das atividades, os alunos João Pedro e Nicoly Vuelma Picinini, apresentaram uma paródia e a coordenadora Ana Paulo do Prado contou a história: A Fada Que Tinha Ideias.
A diretora e formadora Sãmelita, conta que a Secretaria pretende ampliar a formação e incluir os professores do ensino fundamental. Ela acrescenta que os encontros serão realizados uma vez por mês, de forma presencial, mas os participantes devem cumprir com a carga horária online, com atividades desenvolvidas no AVAMEC [plataforma virtual de aprendizagem do Ministério da Educação (MEC)].
Na semana passada, dia 17, foi realizado o 2º encontro presencial, reafirmando o compromisso da Secretaria com o aperfeiçoamento docente e a melhoria do desenvolvimento das habilidades de oralidade, leitura e escrita das crianças campoerenses.