Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90

Alunos palmassolenses embarcam rumo ao Torneio de Robótica Grande Oeste

Por volta das 5h de hoje, dia 1º de novembro, 24 alunos de Palma Sola embarcaram rumo à Chapecó-SC, para participar pela primeira vez do Torneio de Robótica Grande Oeste

Ruthe Kezia
01/11/2024 15h03 - Atualizado em 01/11/2024 às 15h03
Alunos palmassolenses embarcam rumo ao Torneio de Robótica Grande Oeste
Divididos em quatro grupos de seis alunos, os 24 palmassolenses irão disputar em três modalidades: corrida maluca, sumô de robô e cabo de guerra, com robôs. (Foto: Igor Vissotto)
Na manhã de hoje, dia 1º de novembro, por volta das 5h, 24 alunos do curso de robótica de Palma Sola, embarcaram rumo à Chapecó-SC, para participar do Torneio de Robótica Grande Oeste. Essa é a primeira vez que a turma participa do torneio.
Divididos em quatro grupos de seis alunos, cada grupo representa uma turma da rede municipal de ensino. A secretária de educação, Rosa Vargas, explica que são três grupos do Núcleo de Ensino Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn e um grupo do Centro Educacional Municipal Fada Madrinha.
A competição envolve três modalidades: corrida maluca, sumô de robô e cabo de guerra, com robôs. Para a categoria corrida maluca, os alunos prepararam um carrinho movido por propulsão não elétrica, como balão ou elástico.
Rosa destaca a importância de oportunizar às crianças e que neste primeiro momento a premiação não é a principal meta: “Nossos objetivos são mais amplos, pois consideramos que nossas crianças estão se reinventando, acreditando na sua criatividade e propondo situações através da sua própria construção, com a mediação do professor e incentivo dos pais. Para nós é motivo de satisfação ver as crianças evoluindo nos aspectos cognitivos, físicos, intelectuais e afetivos”.
 
Curso de robótica
O curso de robótica é uma parceria do SESI com a prefeitura municipal. O projeto que tem como objetivo trazer para o ambiente escolar uma abordagem prática dos conteúdos de ciências e matemática, utilizando tecnologia e programação, está na sua primeira edição em Palma Sola.
As aulas são conduzidas pelo professor Junior Gonçalves e ocorrem nas terças, atualmente mais de 100 crianças de 4º e 5º ano participam. “Esse tipo de oportunidade, que geralmente está restrito às escolas particulares, está agora disponível para a rede municipal, graças ao desempenho da prefeitura em viabilizar o curso em parceria com o SESI”, relata Junior.
A expectativa é que essa experiência não apenas amplie o conhecimento dos alunos em robótica, mas também desperte o interesse por áreas tecnológicas e científicas, preparando-os para desafios futuros.



 
Encontrou algum erro? Clique aqui.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

FONTE: Palma Sola
Notícias Relacionadas »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90