01/11/2024 às 15h03min - Atualizada em 01/11/2024 às 15h03min
Alunos palmassolenses embarcam rumo ao Torneio de Robótica Grande Oeste
Por volta das 5h de hoje, dia 1º de novembro, 24 alunos de Palma Sola embarcaram rumo à Chapecó-SC, para participar pela primeira vez do Torneio de Robótica Grande Oeste
Divididos em quatro grupos de seis alunos, os 24 palmassolenses irão disputar em três modalidades: corrida maluca, sumô de robô e cabo de guerra, com robôs. (Foto: Igor Vissotto)
Na manhã de hoje, dia 1º de novembro, por volta das 5h, 24 alunos do curso de robótica de Palma Sola, embarcaram rumo à Chapecó-SC, para participar do Torneio de Robótica Grande Oeste. Essa é a primeira vez que a turma participa do torneio. Divididos em quatro grupos de seis alunos, cada grupo representa uma turma da rede municipal de ensino. A secretária de educação, Rosa Vargas, explica que são três grupos do Núcleo de Ensino Fundamental Prefeito Libório Romildo Kuhn e um grupo do Centro Educacional Municipal Fada Madrinha. A competição envolve três modalidades: corrida maluca, sumô de robô e cabo de guerra, com robôs. Para a categoria corrida maluca, os alunos prepararam um carrinho movido por propulsão não elétrica, como balão ou elástico. Rosa destaca a importância de oportunizar às crianças e que neste primeiro momento a premiação não é a principal meta: “Nossos objetivos são mais amplos, pois consideramos que nossas crianças estão se reinventando, acreditando na sua criatividade e propondo situações através da sua própria construção, com a mediação do professor e incentivo dos pais. Para nós é motivo de satisfação ver as crianças evoluindo nos aspectos cognitivos, físicos, intelectuais e afetivos”.
Curso de robótica O curso de robótica é uma parceria do SESI com a prefeitura municipal. O projeto que tem como objetivo trazer para o ambiente escolar uma abordagem prática dos conteúdos de ciências e matemática, utilizando tecnologia e programação, está na sua primeira edição em Palma Sola. As aulas são conduzidas pelo professor Junior Gonçalves e ocorrem nas terças, atualmente mais de 100 crianças de 4º e 5º ano participam. “Esse tipo de oportunidade, que geralmente está restrito às escolas particulares, está agora disponível para a rede municipal, graças ao desempenho da prefeitura em viabilizar o curso em parceria com o SESI”, relata Junior. A expectativa é que essa experiência não apenas amplie o conhecimento dos alunos em robótica, mas também desperte o interesse por áreas tecnológicas e científicas, preparando-os para desafios futuros.