22/11/2024 às 09h00min - Atualizada em 22/11/2024 às 09h00min
Oficina de dança gauchesca em Campo Erê
Em parceria com o CTG Estância do Oeste, a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, disponibilizou as oficinas de dança gauchesca e invernada artística
Mais de 60 alunos participam das oficinas de dança gauchesca e invernada artística, que acontecem nas quintas das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h30. (Foto: Divulgação)
O programa Educação é Mais desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Campo Erê, agora conta com mais oficinas. Em parceria com o CTG Estância do Oeste, a Secretaria disponibilizou para as crianças campoerenses as oficinas de dança gauchesca e invernada artística. O instrutor há 12 anos, Matheus Togni Spiecker, conta que as danças tradicionais auxiliam as crianças no desenvolvimento de atividades em conjunto, psicomotor e a se familiarizar com o próximo, tendo em vista que as danças são realizadas em pares. As oficinas são realizadas no CTG, nas quintas-feiras das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h30. Matheus conta que no período da noite, das 18h30 às 20h30 é desenvolvido a oficina com os adultos. “Essa cultura é importante de ser trabalhada na nossa região, porque ela é base para a informação social, tendo em vista da imigração dos gaúchos e seus descendentes para a colonização do Oeste Catarinense”, relata Matheus. Mais de 60 alunos participam da oficina e o professor comenta que é possível ver a diferença nas crianças que aprendem sobre a cultura, pois elas entendem que o grupo é mais importante que o individual, além do apego às memórias dos antepassados que as trazem o pertencimento ao momento atual. Além de dar aulas em Campo Erê, Matheus é instrutor em Dionísio Cerqueira-SC e em São Lourenço do Oeste-SC. Ele iniciou no meio tradicionalista em 2000, como dançarino das invernadas juvenis, no CTG Porteira Aberta em São Miguel do Oeste-SC.