Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
17/07/2020 às 17h19min - Atualizada em 17/07/2020 às 17h19min

Primeira cisterna é finalizada através de programa desenvolvido em Palma Sola

Assessoria
Foi finalizada a primeira cisterna construída através de uma parceria entre secretaria de Agricultura, Epagri e agricultor. Foi na linha São João, na propriedade do senhor Luiz Lunkes. A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva, na qual a água que escorre do telhado
da casa é captada pelas calhas e cai direto no local, onde é armazenada.
O diretor de Meio Ambiente, Douglas Ribeiro, explica que o produtor pode acessar o financiamento de forma direta ou solicitar através do programa, para acessar o SC Rural. "A partir disso, o agricultor tem a liberdade de escolher a empresa que irá contratar para realizar a cisterna. A secretaria de agricultura fica responsável pela terraplanagem, aterro, reaterro e escavação, o que já custeia em torno de 30% do valor", ressalta.
A cisternas que estão sendo construídas são as de PEAD, que são as escavadas, tendo um custo benefício melhor que a comprada, pois irá utilizar a lona geomembrana, o que permite, por exemplo, uma capacidade de 500 mil litros a um custo mais baixo.
O secretário de Agricultura, Juliano Zandoná, salienta que a primeira já está concluída, mas já tem mais três aprovadas que devem iniciar em breve e outras encaminhadas. " Até final do ano queremos finalizar cerca de seis cisternas. Esse auxílio com as horas máquinas que a secretaria está disponibilizando é muito importante, tanto para incentivar o agricultor quanto para baratear o custo da instalação”, salienta. O secretário acrescenta ainda que este incentivo vai garantir água para a propriedade e também diminuir a demanda de atendimento da Defesa Civil nos períodos de estiagem.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90