16/09/2020 às 08h54min - Atualizada em 16/09/2020 às 08h54min

Carta do leitor - Após operar 43 anos em AM, Rádio Integração migra para o FM

Da redação
Na semana passada, após uma espera que parecia interminável, depois de vários expedientes, contatos e encaminhamentos, o Ministério das Comunicações confirmou um canal de FM para a Rádio Integração de São José do Cedro. A notícia foi recebida e comemorada pela direção, colaboradores e pela gerente Odete Maraschim, após contato do engenheiro Roberto Lang que há mais de 40 anos presta assessoria especializada nesta área de rádio difusão para a emissora.
Desde o início, junto da gerente, Roberto buscou viabilizar um canal em FM, instruindo a parte técnica para garantir melhoria na qualidade do sinal. Odete explica que a migração do AM para o FM demorou porque o município cedrense está situado na divisa com a Argentina e, estudos de um possível impacto do sinal FM, no território do país vizinho, precisaram ser executados. Após isso, confirmou-se a migração, na sintonia 95,9, canal 240.
 
Para 2021
Ainda na semana passada, o próprio Ministério autorizou um total de 48 emissoras AM brasileiras a migrarem para o canal FM. Da região, além da cedrense, uma de Itapiranga foi beneficiada. A gerente explica que no caso da migração da Rádio Integração, o processo já passou pela consulta pública, devendo agora ser republicada no Diário Oficial e seguir os trâmites burocráticos, incluindo viabilização do projeto técnico que será elaborado pelo engenheiro Lang. Com relação a expectativa do início da operação em FM, Odete ressalta que não há um prazo estimado, até em função da necessidade de vencer estes trâmites burocráticos e técnicos. Ela acredita, porém, que em 2021, este sonho de décadas, realmente se confirme.
 
Da emissora
Há 43 anos com você!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »