Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
22/03/2022 às 09h51min - Atualizada em 22/03/2022 às 09h51min

“Você não sabe, eu sei, só não quero”

Coluna de opinião do jornal impresso

Há alguns dias me deparei nas redes sociais com uma publicação mais ou menos assim: “Somos a geração que saberia acolher, escutar e ouvir os filhos, mas a gente não quer ter filhos”.
Já perceberam o quanto algo parece fácil desde que você não precise fazer efetivamente aquilo? Na minha interpretação a frase da publicação está carregada de julgamento, apontando o dedo para os pais como se dissesse “Você não sabe criar seus filhos, mas eu sei, só não quero”.
Enquanto você não tiver filhos, você será o melhor pai e mãe do mundo, porque você sabe tudo “na teoria”. Mesmo sem ter filhos você sabe que o melhor para a criança é o leite materno, defende isso aos quatro ventos, mas não precisa lidar com a pega da criança, nem com a mastite, ou com a dor da amamentação.
Você sabe que a birra do filho de 3 anos não deve ser estimulada, mas não é você que precisa lidar com a criaturinha fazendo escândalo no mercado porque quer um Kinder Ovo.
Você sabe que a alfabetização também precisa acontecer em casa, com estímulo de leitura, e desenhos, mas não é você que vai chegar em casa depois de 8h de trabalho e ter que sentar para ler, depois de dar banho e jantar, ou então ter que limpar a bagunça de tinta na sala.
Na teoria, você que não tem filhos, saberia ouvir, acolher e escutar os adolescentes hipotéticos, mas na vida real não é você que convive com a preocupação toda vez que ele sai de casa para dar um rolê com os amigos.
Então sim, pode ser que você seria o pai/mãe que saberia acolher, escutar, e ouvir os filhos, desde que não os tenha, porque se tiver, eles mostrarão para você, dia após dia, o quanto está errado.
Existem algumas coisas que são lindas em teoria, até chegar a prática. Quando a criança está no ventre da mãe você ouvirá frases como “não darei telas”, “não comerá doces”, “farei o método alimentar BLW”, “vai dormir no próprio quarto desde pequeno”. Aí, a criaturinha nasce e você não consegue dar conta de tudo. Simplesmente não funciona. Você olha para o lado e vê professores, pedagogos, psicólogos, médicos, nutricionistas e outros pais/mães julgando, apontando o dedo e dizendo que você está falhando.
Você se compara ao ideal que criou na sua cabeça e então a culpa e a frustração te atingem com tudo. E você ainda precisa ouvir de alguém que não tem filhos que: “você não sabe acolher e ouvir seus filhos, eu é que sei, só não quero”.
 
Por: Francieli Perondi


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90